Curso de Especialização Música em Movimento: propostas para a educação escolar - Turma 2

Artigos

Voltar

Música em Movimento

A lei 11.769/2008 alterou a lei 9.394/1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB, acrescentando que a Música deve ser conteúdo obrigatório, mas não exclusivo, do componente curricular do ensino de Artes, nos diversos níveis da educação básica, devendo ter uma base nacional comum, mas contemplar também as diversidades características das regiões do país. Embora esta lei de 2008 tenha sido substituída pela Lei 13.278 de maio de 2016, que fixa que além da Música, a Dança, o Teatro e as Artes Visuais também constituirão o componente curricular do ensino de Arte, em maio de 2016 foi aprovada as Diretrizes Nacionais para a operacionalização do ensino de Música na Educação Básica (Resolução nº 2, de 10 de maio de 2016), o que demonstra que a área de Educação Musical no Brasil, bem como suas associações e órgãos representativos (como a ABEM – Associação Brasileira de Educação Musical e o GAP - Articulação Parlamentar Pró- Música, principais entidades responsáveis pelo avanço legislativo em nossa área) tem se articulado e investido em consolidar a oferta do ensino de Música nas escolas de educação básica.

A Licenciatura em Música com habilitação em Educação Musical da UFSCar, criada em 2004,  e a Licenciatura em Educação Musical da EaD/UFSCar, são dois dos cursos referências no cenário brasileiro, na área de Educação Musical. Suas estruturas curriculares contemplam os pontos apresentados nas orientações para os cursos de graduação em Música, e em sua especificidades, nos cursos de Licenciatura. O NEPEM (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Musical - UFSCar), é responsável por publicações em revistas, anais de congressos nacionais e internacionais, cursos de curta e média duração em escolas, eventos, prefeituras, etc. Desta forma, a área de Educação Musical da UFSCar, consolidada desde antes da criação do curso de Música se descata por seu constante trabalho em prol da formação de professores e da democratização do acesso ao ensino de Música.

A proposta para o Curso de Especialização "Música em Movimento: propostas para a educação escolar" surge, além dos dispositivos legais, em função da demanda de professores do ensino básico procurarem, constantemente, a área de Educação Musical da UFSCar, para uma formação musical que os habilite a utilizar, com mais critério e conhecimento, a Música nas atividades do cotidiano da sala de aula. Essa demanda também tem surgido por parte de Músicos formados em Bacharelados em Música ou mesmo por outro curso de graduação, que dão aulas e que necessitam de uma formação mais específica no que diz respeito aos aspectos pedagógicos do ensino de música. 

A Música é uma Arte, que, assim como todas, é um patrimônio da humanidade (garantida na Declaração Universal dos Direitos Humanos), a qual todos deveriam ter acesso e conhecimento, em especial as crianças e jovens que frequentam o ensino básico, seja particular ou público. Nesse sentido, a legislação atual aponta para os desafios na formação de professores que possam ocupar os espaços e desenvolver os conteúdos musicais necessários para a formação dos alunos. Para isso, o Parecer 12/2013 do CNE/CBE, aprovado em 2016, que determinou as Diretrizes Nacionais para a operacionalização do ensino de Música na Educação Básica, dentre as indicações, orientam para a promoção de ofertas de cursos de formação continuada para professores licenciados em Música e Pedagogia.

Pensando então em uma maneira de ampliar as oportunidades de contato com a Música, afim de criar um espaço de formação continuada tanto dos professores generalistas que trabalham na educação infantil e nas séries iniciais do ensino fundamental, quanto para professores de música que queiram conhecer mais sobre escola e também sobre pedagogia musical; dar cumprimento as Diretrizes que representam grande conquista na área da Educação Musical, e ampliar a oferta no campo da Música dentro da UFSCar, é que oferecemos esse Curso de Especialização