Curso de Especialização Música em Movimento: propostas para a educação escolar - Turma 2

Corpo docente

Voltar

Prof. Ms. Daniel Bianconi Previato

Mestre e Doutorando em Educação

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008), graduação em Geografia pelo Centro Universitário de Araras Dr. Edmundo Ulson (2012), graduação em Educação Musical pela Universidade Federal de São Carlos (2015) e Mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos, professor e coordenador musical da Escola Católica Querigma. Tem experiência nas áreas de Educação e Musical, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, educação musical e inclusão escolar. Possui ainda experiência no ensino de Música em salas regulares e em aulas particulares, ensino de Geografia e História no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, polivalência no Ensino Fundamental I e direção musical de espetáculos teatrais e musicais


Profª. Drª. Ilza Zenker Leme Joly

Doutora em Educação

Graduada em Letras pela PUC-Campinas e,  Música, pelo Centro Universitário Claretiano, mestre em Educação Especial e doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). É especialista em Musicoterapia pela Universidade de Ribeirão Preto, com cursos na Clínica Nordoff-Robbins da New York University, em New York. Tem formação em Música e Antroposofia pelo Instituto Ouvir Ativo. É professora Suzuki, com certificações em Flauta Doce, Piano e Early Childhood Education pela Suzuki Association of Americas. Fez cursos de música em hospitais, com foco na atuação em ambientes de hospitais de atendimento geral e de cuidados paliativos. Faz parte de equipe de medicina integrativa com estudos sobre terapias com Mesa Lira e Tubos Sonoros, na USE/UFSCar. Foi fundadora do Curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal de São Carlos, da Orquestra Experimental, Pequena Orquestra e Camerata da UFSCar, além de fundadora da Coordenadoria de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão da mesma universidade.  É professora e orientadora de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar (PPGE). Também é fundadora e professora do SEMEA - Centro Suzuki de Educação Musical em São Carlos, onde atua como professora de Flauta Doce, Piano, Educação Musical para a 1a. Infância e atende como Musicoterapeuta. Tem publicado na área de educação musical no Brasil e exterior (Estados Unidos, Inglaterra, Holanda, África do Sul, China, Canadá, Azerbaijão, entre outros países), com ênfase nos seguintes temas: educação musical, ensino coletivo de música, musicalização para bebês, música e educação especial, música e autismo, música instrumental, formação de professores em música.

Profª. Ms. Lia Crempe

Graduação em Dança pela Universidade Federal de Viçosa. Intercâmbio acadêmico na Universidade Nova de Lisboa, na Faculdade de Motricidade Humana. Segunda graduação em Pedagogia. Especialização em Arteterapia, Neuropsicopedagogia e Psicomotricidade. Mestrado em Estudos Contemporâneos das Artes pela Universidade Federal Fluminense.  Doutorado em andamento pela Universidade do Algarve. Psicanalista em formação. Atua e pesquisa as relações entre corpo, memória e composição. Criadora do método de investigação corporal, Corposia.

Profª Ms. Mariana Barbosa Ament

Mestre em Educação

Especialista em Gestão Educacional e Educação a Distância: Planejamento, Implantação e Gestão (Claretiano), mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, linha de Práticas Sociais e Processos Educativos e graduada em Educação Musical pela mesma Universidade, foi bolsista do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) e bolsista/auxiliar de Estágio Supervisionado. No âmbito profissional, foi orientadora do PIBID-Música na Universidade, ministrou oficinas de violão no “Programa Mais Educação”, foi professora temporária de música na Prefeitura Municipal de São Carlos, tutora virtual do curso de Educação Musical da Universidade Aberta do Brasil - Ensino a Distância, professora substituta do departamento de Metodologia de Ensino do curso de Licenciatura em Música - UFSCar e professora conteudista da SEaD UFSCar por meio da UAB/CAPES. Foi membro do comitê de organização da Jornada de Estudos em Educação Musical da UFSCar. Atualmente, atua como, professora/tutora do Centro Universitário Claretiano nos cursos de graduação em Licenciatura em Música e em Artes, de pós-graduação em "Educação Musical” e “Ensino Coletivo de Música”. É membro do grupo de pesquisa, “Música, Educação e Interdisciplinaridade” da linha, “Formação docente em música e práticas musicais pedagógicas” (Cnpq). No campo corporativo, é representante estadual (SP) da Associação Brasileira de Educação Musical (Cnpq), representante estadual (SP) da Associação Brasileira de Educação Musical e coordenadora do GT “Divulgação de Ações” da RePEM (Rede Paulista de Educação Musical). É membro do grupo Educa-Música (Portal de Música e Educação). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Educação Musical, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Musical, Formação de Professores, Interdisciplinaridade, Educação Musical Escolar e Educação Musical e Humanização.


Profª. Ms. Mariana Galon da Silva

Mestre e Doutoranda em Educação

Doutoranda em Educação (2017), Mestre em Educação pela UFSCar, possui graduação em Licenciatura em Educação Artística com Habilitação em Música pela Universidade de São Paulo (2006) e é especialista em Arte e Educação e Tecnologias Contemporâneas pela Universidade Federal de Brasília. Atuou como docente do curso de Artes Visuais da AFARP - UNIESP, educadora musical (violoncelo) do Projeto Guri, e professora substituta do curso presencial de Licenciatura em Música da UFSCar. Atualmente é coordenadora e docente dos cursos de Licenciatura em Música, da especialização em Educação Musical e da especialização em Ensino Coletivo de Música do Claretiano- Rede de Educação e tutora Virtual do curso de Educação Musical pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar


 
Profª. Ms. Natália Búrigo Severino

Mestre em Educação

É licenciada em Música e mestre em Educação pela UFSCar. Tem experiência em Música com ênfase em Educação Musical. Trabalhou com Educação Musical Escolar, sendo professora temporária da Prefeitura Municipal de São Carlos em 2014; e atuando no PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), de 2011 a 2014, como bolsista e posteriormente como orientadora. Dedica-se principalmente à formação de professores. Nessa área, trabalhou com capacitação de professores de Artes/Música na prefeitura de Descalvado e região, atuou como orientadora do PIBID, tutora virtual no curso EaD de Educação Musical na UFSCar, como professora colaboradora na Especialização em Educação Infantil da UFSCar, e atualmente é professora assistente do curso de licenciatura em Música da UFSCar. Coordena o programa de extensão Educação, Música e Formação Humana, onde desenvolve projetos e pesquisas sobre formação de professores, ensino de música, práticas artísticas diversas, integração entre as artes, educação libertadora e cultura da paz. Também trabalha com ensino de piano para crianças e iniciantes. É coordenadora da Jornada de Estudos em Educação Musical da UFSCar, do Simpósio de Educação Musical e Humanização e idealizadora do Educa-Música, portal eletrônico sobre música e educação. Atua principalmente nos seguintes temas: educação musical, música na escola, educação e cidadania, práticas sociais, educação dialógica, educação humanizadora, formação de professores, e interdisciplinaridade.
 


Prof. Ms. Pedro Augusto Dutra de Oliveira

Mestre e Doutor em Educação

Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, especialista em arte-educação pela Universidade de Brasília e licenciado em música pela Universidade de São Paulo. Desde 2001 desenvolve trabalho como educador musical, atuando na educação básica como professor, regente de coro infantil e orquestra de estudantes. Atuou também como educador musical na Associação Amigos do Projeto Guri e Conservatório Municipal de Alfenas. Na educação superior foi tutor virtual no curso de educação musical da Universidade Federal de São Carlos e professor substituto no curso presencial de educação musical na mesma instituição. Atuou também como coordenador e docente do curso de licenciatura em música e no curso de pós-graduação em educação musical do Centro Universitário Claretiano, onde coordenou o grupo de pesquisa Música, Educação e Interdisciplinaridade. Atualmente é professor efetivo no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Juiz de Fora. No âmbito de sua pesquisa tem realizado trabalho de campo no nordeste de Minas Gerais, Vale do Jequitinhonha, com o coral e grupo de cultura popular Trovadores do Vale. Foi doutorando visitante no Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, Portugal, onde desenvolveu investigação no programa Pós-Colonialismos e Cidadania Global. Trabalha e tem interesse nas seguintes temáticas: educação musical e humanização; educação popular; colonialidade; música e comunidade; práticas musicais coletivas; processos educativos em práticas sociais.


 
Profª. Ms. Renata Franco Severo Fantini

Doutora em Educação Especial

Formada em Educação Musical pela Universidade Federal de São Carlos, especialista em Musicoterapia pela Universidade de Ribeirão Preto, mestre e doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos. Atualmente é docente no Curso de Música – Educação Musical da Universidade Federal de São Carlos e auxilia no trabalho de musicalização para crianças de 0 a 4 anos no âmbito do Projeto Música em Família. Tem experiência no ensino de música para crianças em fase pré-escolar e ensino fundamental I e II em contextos escolares municipais. Tem interesse especial nos processos de educação musical de crianças pequenas e da relação dessa área com o campo do letramento emergente. Também tem investigado o campo da educação musical especial, bem como a educação musical na perspectiva inclusiva.