Curso de Especialização Música em Movimento: propostas para a educação escolar - Turma 2

Sobre

Voltar

O curso de especialização "Música em Movimento: propostas para a educação escolar" tem por objetivo formar educadores para o desenvolvimento de propostas de educação musical em seus diferentes âmbitos de ação e intervenção educativa, de forma a garantir a formação integral das pessoas, em uma perspectiva humanizadora, ampliando o acesso à cultura musical para crianças, jovens e adultos, de maneira que elas possam reconhecer e se expressar no mundo no qual estão inseridas. O curso também tem por objetivo formar educadores para atuar em escolas de educação básica, desenvolvendo e definindo estratégias pedagógicas que favoreçam a musicalidade. Considerando a Lei nº 11.769, de agosto de 2008, que torna obrigatório o ensino de música na educação básica, o cenário atual aponta para os desafios na formação de professores que possam ocupar os espaços e desenvolver os conteúdos musicais necessários para a formação dos alunos. Consideramos de suma importância oferecer oportunidades de formação musical escolar tanto para os pedagogos como para os músicos que estão atuando em creches, educação infantil e ensino fundamental, de maneira que eles possam, não só aplicar as propostas educativo-musicais, mas também ampliar sua própria cultura musical, compreedendo a importância da música e da arte na formação de pessoas.

Estrutura Curricular
Acesse o Projeto Político Pedagógico do Curso.


Publico Alvo:
O curso é destinado aos profissionais da educação ou de áreas afins, tais como: licenciados e bacharéis em música ou em educação artística, professores de música que atuam em escolas e/ou projetos sociais ou musicais, pedagogos e professores de creche, educação infantil e ensino fundamental, professores de educação física, professores das diferentes áreas, bem como demais interessados no estudo da área.




* curso de especialização lato sensu semipresencial, oferecido pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar - São Carlos, SP), com encontros mensais aos sábados das 8h às 17h